quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

ENTRE COLUNAS: - DESABAFO DE UMA FILHA DE JÓ

Desabafo de uma Filha de Jó

Uma de nossas sobrinhas, Filha de Jó, desapontada com a visão de mundo e de vida maçônica que lhe tem sido apresentada nos enviou esta carta de desabafo que foi lida em loja na sessão econômica de instrução da Montsalvat e é reproduzida na íntegra abaixo. Serve como reflexão para todos nós sobre o que fazemos para construirmos nosso mundo melhor.


Belo Horizonte 07 de outubro de 2007

Queridos Tios, Amadas e eternas irmãs, Demolays,

Resolvi através desta carta colocar para fora toda raiva, toda minha revolta, todo o sentimento de impunidade que tem tomado o meu coração.

Desde criança ouvi meu pai falar de um mundo em que ele acreditava e que desejava para mim e para meus irmãos. Um mundo talvez irreal aos olhos profanos mas um mundo justo, diante dos olhos de um iniciado. Um mundo onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade prevalecessem, onde viver em mundo com “Homens Livres e de Bons Costumes” era privilégio para poucos e que eu deveria honrar a oportunidade para que os ideais e a honestidade de uma Sociedade Secreta fossem transmitidos ao mundo profano. Um mundo onde a irmandade, o respeito a todos e principalmente as mulheres prevalecessem.

Infelizmente ou felizmente cresci, passei a perceber que este mundo tão sonhado era irreal aos olhos de uma Filha de Jó, que em suas reuniões sempre ouviu que o objetivo das Ordens para-maçônicas era transformar jovens em líderes, verdadeiros exemplos para a sociedade e que teríamos o caráter moral e espiritual lapidado. Magoei como toda criança ao descobrir que um mundo idealizado e prometido não existia. Que o aperfeiçoamento do caráter, da moral só é válido para quem realmente os têm. Percebo que alguns possam até ter tido caráter, mas foram corrompidos pela vaidade, pela busca de um “poder” que não existe. A maioria esquece que “das colunas vieram e para as colunas retomarão”.

Que tipos de líderes estamos formando? Será que estamos sendo exemplos como deveríamos ser? Que igualdade é esta que pregamos, que é linda, mas que na prática não funciona? Os líderes que estamos formando serão no futuro como os Femandos, Renans e Martas? O que é a Maçonaria? O que é ser Maçom? O que é ser Filha de Jó? O que é ser Demolay? Onde estão as nossas regras, a nossa irmandade? Estas perguntas provavelmente ficarão sem resposta para aqueles em que não souberam absorver a essência maçônica

Às vezes em minha insignificância pergunto a Deus: que mundo é este onde a lei do ”mais” forte predomina? Até quando a vaidade, a hipocrisia e a mediocridade de alguns membros serão “escondidas” e tampadas por quem deveria dar o maior exemplo? Até quando pessoas de bem desistirão de lutar em prol de nossas Ordens por não chegarem a lugar nenhum?

Não falo apenas da Maçonaria, falo da Ordem das Filhas de Jó e da Ordem Demolay. Falo da família que escolhi por afinidade a sua essência e seus ensinamentos. Não falo como uma Filha de Jó sonhadora e imatura. Falo como Membro de Maioridade, uma mulher de 27 anos que amadureceu apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante estes 10 anos de Ordem. Aqueles que me conhecem sabem do meu amor pela Ordem. Da minha vontade de ter um mundo melhor. Das infinitas vezes que me emocionei vendo o estandarte e a bandeira do Bethel. Já perdi as contas das vezes em que quis brigar com padres, colegas de faculdade, vizinhos, evangélicos por causa da Maçonaria. Tudo para não omitir a condição de pertencer a esta família.

Estou magoada, já pensei em desistir, “chutar o balde” várias vezes. Mas este mesmo pai que me prometeu um mundo justo, me ensinou a amar e a respeitar a Maçonaria. Ensinou que devo lutar pelo que acredito, pelos meus princípios e pelos meus ideais. Que devo amar a Deus sobre todas as coisas e acreditar em sua justiça. Que o Grande Arquiteto do Universo NUNCA falha, que estamos nesta vida de passagem e que colhemos o que plantamos. Apesar de tudo, ainda tenho orgulho em dizer: “Sou filha de Maçom”, “Sou Filha de Jó”.

Peço perdão àqueles tios, primos e irmãs que não se enquadram nesta realidade. Peço também que todos avaliem como tem sido feitas as nossas sindicâncias, como tem sido o nosso comportamento, como temos passado ao mundo o que aprendemos com a Maçonaria. Que não sejamos corrompidos pela vaidade. Que não sejamos omissos diante dos fatos.

Desculpem-me pelo desabafo, se fui inconveniente me perdoem. Não quis agredir ou magoar ninguém. Só estou querendo chamar a atenção para um mal que assola a nossa Ordem e que muitos fecham os olhos.

Que o Pai Celestial dê forças a mim e a todos que lutam para o bem de nossas Ordens.

Fraternalmente,

Maira A. Gonçalves da Silva

Past Guardiã do Bethel Marília de Dirceu n° 32.

18 comentários:

soraia disse...

QUERIDA,NÃO SE ASSUSTE PORQUE SOMOS DIFERENTES,POR ISSO TEMOS QUE VIVER COM QUALIDADES E DEFEITOS,EM TODOS OS LUGARES E AMBIENTES TERRESTRES, INSTITUIÇÕES SEJA ELA QUAL FOR. RELIGIOSA OU FILOSÓFICA VOCÊ ENCONTRARÁ ESTAS PESSOAS POBRES DE ESPÍRITO. LEMBRE-SE QUE O FILHO DE DEUS NÃO AGRADOU!SER LIVRE É ESTAR AMOR, PAZ!

Anônimo disse...

imeé minha filha peço a Deus que voce leia a biblia , ou peça um estudo biblico !
poís sou um adventista do sétimo dia e aprendi muito sobre Jesus e sua volta , ele fala aquele que me ama guarda os meus mandamentos e aquele que não guarda é mentiroso e nele não está a verdade !
por isso hoje eu sou grato por aprender que devemos guardar os mandamentos de Deus , inclusive o santo sábado do senhor ! Deus te ama ele Deus tem seu povo em todas a religios inclusive na sua , mais no final dos tempos , só vai ter dois caminhos e não igrejas o caminho da verdade ( lembre dos dez mandamentos inclusive o sábado ) o caminho da perdição aquele que segue mandamento de humano ( o domingo) q Deus te abençõe , estou orando por voce para que voce leia a biblia e se converta para a palvra de Deus! amém!"

Anônimo disse...

minha filha peço a Deus que voce leia a biblia , ou peça um estudo biblico !
poís sou um adventista do sétimo dia e aprendi muito sobre Jesus e sua volta , ele fala aquele que me ama guarda os meus mandamentos e aquele que não guarda é mentiroso e nele não está a verdade !
por isso hoje eu sou grato por aprender que devemos guardar os mandamentos de Deus , inclusive o santo sábado do senhor ! Deus te ama ele Deus tem seu povo em todas a religios inclusive na sua , mais no final dos tempos , só vai ter dois caminhos e não igrejas o caminho da verdade ( lembre dos dez mandamentos inclusive o sábado ) o caminho da perdição aquele que segue mandamento de humano ( o domingo) q Deus te abençõe , estou orando por voce para que voce leia a biblia e se converta para a palvra de Deus! amém!"

Unknown disse...

Minha sobrinha tenho dito que G.´.A.´.D.´.U.´. escreve certo por linhas tortas, tenho duas filhas uma de (3)anos e outra de (9) meses, espero que elas consiga ver a diferença quando elas teverem a sua idade, acredito que este tipo de desabafo faz bem para vc e para outras pessoas para que podemos nos unir e fazer algo para este mundo.
Suas palavras demorou 5 anos para chegar ate a mim, mas veio me mostrar algo de bom. U.´.F.´.A.´.
do seu Tio Rodrigo Rebecca - C.´.M.´. rodrigo.rebecca@yahoo.com.br

Luiz carlos disse...

Ponto de vista sobre o desabafo da sobrinha Maira.
o desabafo da sobrinha Maira, nos faz refletir quanto ao nosso compromisso ao sermos iniciados maçons, não somos especiais por sermos maçons e sim, somos maçons por sermos especiais, fomos pinçados na sociedade para pertencer a ordem e por isso devemos ter a grandeza da humildade, da honestidade, do caráter e da retidão da moral e dos bons costumes; esta jovem sobrinha, como outras tantas, acredita que o maçom deve ter o caráter e o espirito lapidado, pelos trabalhos e pela grandeza de nossa ordem; precisamos trabalhar a retidão e o caráter de nossos iniciados para atingir a finalidade de nossa instituição, que é o aperfeiçoamento do ser humano, amanhã precisamos sermos melhores que somos hoje! esta jovem sobrinha teve um lar bem formado aos cuidados de um grande pai, nosso irmão, pela fina educação que á transmitiu. nossa família maçônica é formada por pessoas de nossa sociedade e sem dúvidas existe muitos irmãos que ainda não compreenderam a finalidade da ordem e são pessoas que muitas vezes denigrem nossa ordem com os seus procedimentos, mesmo assim acredito ser uma minoria; por outro lado temos a certeza que nossa ordem comtempla grande número de irmãos especiais, íntegros, honestos, espiritualizados e fraternos, por tudo isso prezada sobrinha deves ter orgulho sim em ser filha de maçom! teu pai que sonhou e te aconselhou a ser filha de jó e a pertencer a maçonaria, com certeza escolheu para ti um mundo melhor, luta por teus ideais e certamente encontrarás na família maçônica a tua família, acredita em teus sonhos, faz a tua parte que a ordem e teus irmãos te ajudarão. Teu desabafo foi importante fica como reflexão para todos nós, devemos estar vigilantes e a ordem, separar o joio do trigo antes de entrar no saco, separar depois é mais difícil e não esquecer que combater o mal é tão importante como fazer o bem.

Unknown disse...

UM HOME, UMA LENDA E TRÊS MULHERES QUE DESFIARAM UMA ÉPOCA. "AS FILHAS DE JÓ de Gardenia Yud" é o novo Romance da Westbow Press.
Vale a pena conferir.

Unknown disse...

UM HOMEM, UMA LENDA E TRÊS MULHERES QUE DESAFIARAM UMA ÉPOCA. "AS FILHAS DE JÓ de Gardenia Yud" é o novo lançamento da Westbow Press.
Amor, fé e aventura na Terra de Uz.
Vale a pena conferir!

http://www.amazon.com/As-Filhas-De-Portuguese-Edition/dp/1490800123

jhonny disse...

Caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

Quando me converti ao evangelho de Cristo Jesus , eu achava que encontraria pessoas totalmente centradas e equilibradas me sentia pequeno e fora dos princípios morais , mas não deixei de seguir meu alvo, o tempo passou e foi percebendo que havia pessoas com problemas maiores que os meus. Um irmão da Fé , me disse que leu um estudo que se coloca se um recém nascido em um lugar mais puro longe de qualquer corrupção ele ainda pensaria em pecar contra os princípios mesmo depois de todo ensinamento . nós escolhemos como devemos viver !!!

Maira disse...

Queridos tios

Após longos anos encontrei novamente o que eu escrevi a 7 anos atrás. Hoje com 34 anos continuo acreditando neste caminho e nesta verdade. Infelizmente acompanho minhas meninas um pouco de longe, mas hoje sou uma mulher casa com um maçom e continuo vivenciar os ensinamentos aprendidos entre colunas em meu lar e me orgulho muito disso. Espero que meus sobrinhos e meus filhos sigam o mesmo caminho das ordens para-maçônicas como eu e meu marido que foi Demolay. Obrigada pelas palavras de carinho.
"Que possa o Senhor estar entre nós enquanto estivermos separados uns dos outros"
Maira Gonçalves Past Guardiã do Bethel Marília de Dirceu 32 - BH/MG

Anônimo disse...

Nao sei nada sobre essa religião e não me atrevo a jugar. Mas queria realçar e deixar algumas perguntas . Ouvir história e tambem presenciei ao um caso de maçom . Certo homem q nao atrevo a dizer o nome era dessas religião e ia as reuniões . Saindo do caso quero deixa a primeira pergunta PORQUE NÃO SE PODE DIZER O Q ACONTECEU NAS REUNIÕES NEM O QUE FALARAM? TERIA ALGUM PQ ESCONDER ? Novamente ao caso esse homem dizia q não podia contar nada que ocorria diz que participou do juramento ( ouvi crenças ou ate mesmo história q usam uma Cabra . Qual e o objetivo? ) creceu na vida logo depois q entrou na religião . Bom homem bom marido um da veio a falecer logo depois de seu amigo da mesma religião . Seu amigo disse q antes avia conversado sobre o q avia acontecidos na reuniões . Misteriosamente ele faleceu logo depois . SERIA CONSIDENCIA NAO QUERO JULGAR NINGUÉM APENAS QUEO RESPOSTAS DESCOBRI MAIS SOBRE EDSA RELIGIÃO

Anônimo disse...

Ninguém obriga ninguém a ser Demolay, Filha de Jó ou Maçom. Somente quem realmente tiver destinado a ser, será. Decepções haverão em todos os ramos da sociedade ou da vida e é melhor se acostumar com isso o mais brevemente possível e não ficar postando 'fofocas' disso ou daquilo. Então, é simples de resolver o problema, se não está satisfeita, sai e esquece a Maçonaria.

Anônimo disse...

Ninguém obriga ninguém a ser Demolay, Filha de Jó ou Maçom. Somente quem realmente tiver destinado a ser, será. Decepções haverão em todos os ramos da sociedade ou da vida e é melhor se acostumar com isso o mais brevemente possível e não ficar postando 'fofocas' disso ou daquilo. Então, é simples de resolver o problema, se não está satisfeita, sai e esquece a Maçonaria.

Anônimo disse...

A tolerância não pode ser esquecida como elixir para a revolta, ela ajuda tão bem quanto outros valores a moldar nosso caráter.
T.'.F.'.A.'.

Anônimo disse...

Esse é um sintoma da dessincronia entre as lojas (vou chamá-las assim) pelo Brasil, como tenho detectado aqui em nossa Minas. Prezada Maira Gonçalves da Silva, agora com mais de 30 anos, eu tenho 65 de idade e ainda sou lalton (lowton)! O que eu ensino (leciono) para outras Filha de Job (ou Jó, em português) é a Cabala (Kabbalah). Sim, sou judeu chassídico e gostei de trechos de sua declaração, tal como "Só estou querendo chamar a atenção para um mal que assola a nossa Ordem e que muitos fecham os olhos" e em especial, "Que não sejamos corrompidos pela vaidade" como tanto ensinou Pitágoras, que tb leciono. Vc hj está mais amadurecida e eu, Jatalon, só tenho a lhe agradecer pelo que vc relata sobre a Ordem!

Anônimo disse...

Infelizmente vivemos num Mundo a maioria das pessoas não tem caráter. E a gente por ter caráter e honestidade somos muitas vezes até vítimas de pessoas mau caráter. Já sofri perseguição por mulheres mais velhas do que eu, e é uma vergonha já que elas deveriam ser mais exemplos pras mais novas, pessoas que não tem nada para ensinar, já que não aprenderam nada com a vida e nem procuram o bem. Devemos fazer a nossa parte e seguir no caminho do bem, no caminho a luz para que possamos ter o interior iluminado! Abraços

Marcelo C. disse...

Sobrinha, seu depoimento é espetacular, atemporal e típica inquietação de quem quer praticar o bem. Este fogo, esta chama, A maioria profetas tinham isso, como Jesus, que para mim foi o maior de todos.
Mas devemos ter tolerância com almas ainda atrasadas e que não pensam ou não usam o livre arbítrio bem.
Na Maçonaria não somos uma religiao e aceitamos todas. há catolicos, judeus, muçulmanos, espiritas, evangelicos, Hindus, enfim todas religiões, desde que creiam em Deus.
Olhem os evangélicos, por exemplo: há na maçonaria irmãos evangélicos inteligentes, cultos, ja em outro estágio de entendimento de si e de Deus, conhecem o que fazemos discretamente e sabem que buscamos progresso moral e social.
Ainda assim, estamos quase em 2018 e há almas ainda na escuridão, a maioria sao de igrejas evangelicas, pessoas dominadas, cheias de vazio, repetem o que ouvem sem raciocinar, com desconhecimento de si e de Deus, que repetem coisas absurdas, lendas e histórias mentirosas sobre ordens maçônicas, e que nos perguntam absurdos, como: vocês usam cabras/bodes na maconaria? Perfuntas de Sacrifícios e lendas de rituais que inventam.
A verdade é que São almas escravizadas, que acreditam em idolos vivos em suas igrejas, que elas veneram e sustentam.
Entao, cito este exemplo para mostrar que, apesar da maioria estar dominada, há pessoas que viram a luz e aos poucos ajudam a levar isso para muitos.
Assim é em qualquer lugar.
Que a paz reine em sua vida e Deus único e bondoso continue te dando essa iluminação!

Unknown disse...

Tudo o que foi dito nos serve de reflexão.
Sou protestante. Sou estudante de Teologia. Sou mãe/esposa/cristã.
Isso que você sente amada, sinto o mesmo em minha religião.
Essa angústia pela justiça, uma vontade de gritar aos quatro ventos um belo: ACORDEM!!!
Masssssss, na minha pequenez, me sinto incapaz. Sofro, choro, clamo. E garanto, só de Deus virá o nosso socorro.
E que Ele nos ilumine.

Unknown disse...


È bom lembrar que, Maçonaria, Demolay e Filhas de Jó não é religião...