quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

UNILOJAS FALA - Alguns Esclarecimentos

Para melhor compreensão, devemos esclarecer algumas coisas:


1ª – É preciso não confundir Potência com Confederação. Potência é Estadual.

Ex.: GLMMG - Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, assim como existem outras Grandes Lojas em outros Estados, que estão ligadas à CMSB - Confederação Maçônica Simbólica do Brasil.

GOB - Grande Oriente do Brasil que é a Unidade Central que controla os Grandes Orientes Estaduais. Exemplo em Minas: GOEMG - Grande Oriente do Estado de Minas Gerais.

COMAB - Confederação Maçônica do Brasil que mantém como federados a ela os Grandes Orientes a exemplo do GOMG - Grande Oriente de Minas Gerais.

2ª – Em nosso caso não existe dissidência. Existiu uma perseguição a algumas Lojas que apoiaram a Chapa de Hirohito Torres Lage (Candidato a Grão Mestre) e José Vicente (Candidato a Grão Mestre Adjunto). Após todas as tentativas jurídicas na esfera maçônica sem obter êxito devido à cumplicidade do Tribunal com o Grão Mestrado atual, Hirohito procurou abrigo na justiça profana como lhe assegura a Constituição Federal e daí sua Expulsão e a suspensão por dez anos de José Vicente.

Estas Lojas não desistiram de continuar suas atividades maçônicas e não quiseram se filiar a outras Potências, (vários convites foram feitos) e assim se organizaram como LOJAS INDEPENDENTES (pois, no passado, antes da Constituição de Anderson, era assim, já leram sobre isso?)

Desta forma nasceu a União Mineira de Lojas Maçônicas Independentes, que conta hoje com 07 lojas trabalhando ativamente. Agora após o amadurecimento desta idéia, decidiu-se torná-la uma Obediência maçônica.

É importante lembrar que esta nova obediência nasce como nasceram muitas outras que hoje são reconhecidas.

Nosso pensamento maior:

PENSAMOS NO COLETIVO E NÃO NO INDIVIDUAL

PENSAMOS EM LOJAS FORTES E OBEDIÊNCIA FORTE, porque o que se tem hoje, via de regra, é Obediência forte e Lojas à míngua e esquecidas pelas potências.

Para refletir: A voz de uma Assembléia maçônica não tem valor, quando suas decisões contrariam o Todo Poderoso Grão-Mestre, ele a DESTITUE como aconteceu a tempos atrás nas Grandes Lojas e agora no GOMG e a briga continua. VAIDADE.

A nova obediência já nasce com CONSELHO CONSULTIVO (formado por todos os Mestres Instalados existentes nas lojas e por todos que virão) como ÓRGÃO superior ao Administrador que nada mais é do que o já conhecido Grão Mestre.

Via de regra, o Grão Mestre recebe delegação para DIRIGIR a obediência e age como DITADOR, a formulação constitutiva de nossa UNILOJAS elimina este risco pela chancela OBRIGATÓRIA dos atos administrativos pelo CONSELHO CONSULTIVO.

MAÇONARIA deve ser entendida como a melhor forma de se fazer DEMOCRACIA.

UM POR TODOS E TODOS POR (Isto está acontecendo?)

UNIÃO MINEIRA DE LOJAS MAÇÔNICAS INDEPENDENTES.


Nenhum comentário: