quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

ENTRE COLUNAS: - A PALAVRA DO GRÃO MESTRE

Caros Irmãos,

Estamos iniciando nova etapa em nossa vida maçônica. Vai longe o 17 de março de 1966 quando fomos iniciado maçom na Loja Gal. Moreira Guimarães 1ª e neste tempo ininterruptamente estivemos dedicados à Ordem. Grande Oriente do Brasil até 1973, Grande Oriente de Minas Gerais, COMAB e agora UNILOJAS. Nasce esta obediência sob o signo do amor, da fraternidade, da vontade de mudanças; de uma nova dinâmica na maneira de administrar maçonaria.

Maçonaria não pode continuar sendo Tronco de Beneficência; maçonaria não é só tradicionalismo maçônico; maçonaria não é só tese filosófica; maçonaria não é só tríplice abraço, maçonaria não é só história. Maçonaria não é só discurso, ajuda e quejandos. Maçonaria é, acima de tudo, luta sem quartel contra todos os inimigos da humanidade, mesmo que esses inimigos se acomodem sob as formas mais diversas, mesmo que se escondam sob a personalidade de maus administradores, legisladores, políticos, professores, contadores, médicos, advogados e mais uma gama de profissões. Maçonaria é justiça e responsabilidade, é tolerância energia e é luz e é calor, é sabedoria e força é beleza e dinamismo.

A maçonaria tem que, desde já, com um só golpe de malhete, quebrar a monotonia de todas as rotinas e entrar numa nova de trabalho contínuo e dinâmico, abafando, com seu grito de alerta o barulho das boatarias dos covardes, dos inúteis, dos aproveitadores da ordem, para que possamos atingir ao Supremo Objetivo da Vida que é o Bem-Estar da Humanidade, nem que para isto tenha que surgir uma nova Potência, capaz de limpar a terra dos verdadeiros inimigos da Deus e dos homens.

A Ordem Maçônica não deve e não pode cruzar os braços diante da corrupção e dos corruptos, não pode e não deve silenciar diante dos tiranos e dos injustos; não pode e não deve tolerar a ação daninha dos peculatários, dos chicaneiros, dos egoístas e dos hipócritas porque, do contrário, a Ordem será condenada pela posteridade por omissão, um dos piores pecados atribuídos ao homem.

Ilustríssimo Grão Mestre Hiroito Torres Laje

Um comentário:

blog disse...

ILustrissimo Irmão:.
Suas palavras contém todo o ensinamento cientifico,filosófico,religioso de todos os tempos.
Noso G.A.D.U.,atravéz dos emissários do Bem, principalmente por intermédio de Jesus,norteou-nos quanto a esta magnanima Verdade.
Só alcançaremos a Paz se trabalharmos de acordo com as Leis Divinas que regem o Universo. E todas estas Leis estão resumidas no ensinamento de Crisot que nos disse:
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Muita Paz.
Que o Grande Arquitedo do Universo nos ilumine sempre.

Aceite um triplice e fraternal abraço deste irmão da Augusta Loja Fraternidade e Luz de Cachoeiro de Itapemirim.
Paz.

Fernando Gomes de Souza:.


Em tempo:
Levarei para enriquecer os meus trabalhos na condição de Aprendiz, uma cópia deste maravilhoso depoimento.